Mandem sugestões ou opiniões em meu e-mail: neierasmo@gmail.com
"Deus criou o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou. Homem e Mulher Ele os criou...E Deus viu tudo quanto havia feito, que era muito bom." (Gn 1, 27;31).
Este Blog é um espaço destinado a reflexões sobre o maior dom que o Criador nos deu: A VIDA HUMANA. Sabemos que com o advento da modernidade, a vida humana passou a ser banalizada, sobretudo com as pesquisas referentes à biomedicina, que influencia no despertar de uma ética voltada à vida, trazendo para nós a importância dos estudos da Bioética.


sábado, 31 de julho de 2010

O Nascituro: Uma opção pela vida

Quem é o nascituro? O ser humano que está no ventre materno e ainda vai nascer, que tem direito de ser respeitado em sua integridade e já possui dignidade como qualquer pessoa! É este ser que se comemora no dia 08 de outubro, enfatizando o valor da vida humana, frágil e indefesa, desde a sua concepção até o momento maravilhoso de vir à luz. Vida que deve ser amparada, protegida, conduzida ao nascimento, como direito inalienável.
A CNBB recomendou o dia 08 de outubro como o “dia do nascituro” (43ª Assembléia geral – 7 a 15/08/2005), seguindo uma sugestão do Papa João Paulo II, que na sua carta Evangelium vitae (O Evangelho da Vida – nº 85 - de 25 de março de 1995), pediu que “fosse celebrada, todos os anos, nas diversas nações, uma Jornada pela Vida”. Entre outros motivos, a data 08/10 foi escolhida por ser imediatamente anterior ao “Dia das crianças” – dia das crianças nascidas! - que se comemora no dia 12/10. O “Dia do nascituro” fecha a “Semana da vida” (01 a 07/10) e quer ser um momento forte de conscientização sobre o valor da vida humana intra-uterina, insistindo no direito de vir à luz daquele ser humano que foi gerado.
No Dia do Nascituro, portanto, damos um grito positivo pela vida! Exaltamos a maternidade/paternidade responsáveis, a alegria da vida que se forma no útero materno, a felicidade de um nascimento que enche de esperança não só uma família, mas toda a humanidade! Celebramos a maravilha que é a formação da pessoa humana a partir da concepção e falamos de seu sentido e seu valor. E é muito bom gritar em favor da vida e do direito de quem está por nascer!
Contudo, ao nosso lado, infelizmente, muitos gritam pelo aborto, um tipo de morte, um crime contra a vida indefesa. Mata-se o ser humano, em seu início, para trazer paz e felicidade, ou mesmo pelo direito de decisão que cabe à mulher, dando falsamente a entender que o verdadeiro problema de quem gerou é o próprio nascituro! Na maior parte das vezes, pelo aborto, ataca-se o “efeito” preferindo-se não tocar profundamente as “causas” de uma fecundação indesejada. Essa é a hipocrisia do aborto, linha infeliz até de ministros e governantes.
É nesse contexto que situaremos o dia do nascituro = um posicionamento positivo, um sim pela vida intra-uterina. Um agradecimento a Deus pela maravilha da formação do ser humano. Um louvor a cada mãe que, mesmo com riscos e dificuldades (de ordem de saúde, ou econômica ou moral ou ainda familiar) levou sua gravidez até o fim por amor à vida. Um posicionamento claro diante de uma situação tão delicada, pois perante a vida ninguém pode não se posicionar: ou se é a favor ou se é contra!
Como cristãos todos nós gritamos Sim à vida, pois o nosso mestre e Senhor, Jesus Cristo, veio ao mundo como homem “para que todos tivessem VIDA, e vida plena”.


Pe. Marcelo Adriano Cervi
Reitor do seminário diocesano “Nossa Senhora do Carmo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário