Mandem sugestões ou opiniões em meu e-mail: neierasmo@gmail.com
"Deus criou o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou. Homem e Mulher Ele os criou...E Deus viu tudo quanto havia feito, que era muito bom." (Gn 1, 27;31).
Este Blog é um espaço destinado a reflexões sobre o maior dom que o Criador nos deu: A VIDA HUMANA. Sabemos que com o advento da modernidade, a vida humana passou a ser banalizada, sobretudo com as pesquisas referentes à biomedicina, que influencia no despertar de uma ética voltada à vida, trazendo para nós a importância dos estudos da Bioética.


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DEUS QUER QUE DEFENDAMOS A VIDA





             Há séculos que a humanidade sonha com o progresso e com uma qualidade de vida sem precedentes. Com os meios e recursos tecnológicos de que dispomos hoje, parece que finalmente o apogeu do progresso e da civilização humana chegou. Mas há nisso um paradoxo muito interessante, pois nunca em outro tempo se viu tanto desprezo e descaso pela vida humana. Ora, nossa cultura contemporânea, ao mesmo tempo em que se caracteriza pela ciência e pela técnica, caracteriza-se também pela acentuada promoção da cultura de morte.

Embora reconheçamos que os avanços científicos possibilitem a mudança do mundo em um mundo melhor – seria injusto não fazê-lo –, não podemos omitir que o que têm feito na maior parte das vezes é levar o ser mais importante do Universo à autodestruição. Colocaram nas mãos de uma criança muito pequena uma arma fatal, cuja força é capaz de destruir tanto quanto é de construir; depende do uso que faz as mãos nas quais ela está. O ser humano marcha para a morte. Quando ousaram dizer que para que o homem se realizasse era necessário que Deus morresse, foi então que o homem começou a morrer; quando decretaram a morte de Deus em nome da vida do homem, não sabiam que levavam para a sepultura o ser humano, homem e mulher.
Para que sejam atenuadas consequências desse caos do atual viver humano é necessário que reflitamos profundamente sobre o ser e o agir humanos nos dias hodiernos. A Igreja Católica, defensora e promotora da vida e da dignidade humanas, pode nos auxiliar e orientar, uma vez que “o EVANGELHO DA VIDA está no centro da mensagem de Jesus”. E a Igreja, aliás, o próprio Deus, de cuja plenitude de vida o homem é chamado a participar, espera muito de nós; portanto, não podemos decepcioná-lo. Assim, como é “amorosamente acolhido cada dia pela Igreja, [o EVANGELHO DA VIDA] há de ser fiel e corajosamente anunciado como boa-nova aos homens de todos os tempos e culturas” (João Paulo II, Evangelium vitae, 01).

Sebastião Viana Junior (3º FIL)


Nas Próximas postagens daremos continuidade nessa reflexão com o tema: “AOS HOMENS DE TODOS OS TEMPOS E CULTURAS”.


Um comentário:

  1. Um bela reflexão e uma chamada de atenção oportuna. Estamos vivendo uma mudança de época e consequentemente de valores que devem ser repensados. um abraço.

    ResponderExcluir